segunda-feira, 8 de julho de 2013

Maranhense Joelma garante vaga no Mundial de Moscou.

A maranhense Joelma Sousa garantiu a vaga no Campeonato Mundial de Moscou, que será disputado de 10 a 18 de agosto, ao conquistar a medalha de ouro dos 400 m no Campeonato Sul-Americano de Cartagena, na Colômbia, com o tempo de 52.25. Ela tinha o índice B da IAAF ao correr a prova no GP Brasil Caixa/Governo do Pará, em maio, em Belém, em 51.62. E pelo critério de convocação o título sul-americano garante a vaga na Rússia desde que o atleta tenha a marca mínima exigida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo.
Com voz baixa e jeito tímido, Joelma, nascida na cidade de Timon, há 28 anos, comemorou discretamente a classificação para Moscou. "Fiz uma prova para vencer e consegui a medalha de ouro e a vaga", disse a atleta, que deixou a venezuelana Nercely Soto, em segundo lugar, com 53.56.
Nem bem comemorou a qualificação para o seu segundo Mundial, ela tem outro desafio pela frente: ajudar a equipe de revezamento 4x400 m a conseguir vaga para Moscou, neste domingo 7, em Cartagena. Ela correrá ao lado de Cristiane dos Santos Silva, Jailma Sales de Lima e Liliane Fernandes.
"Como tive paciência e persistência nos 400 m, a equipe também precisa ter no revezamento. O tempo não é difícil e temos tudo para consegui-lo", comentou Joelma, referindo-se aos 3:29.56, exigidos pela CBAt.

Joelma, mora e treina em Praia Grande (SP), com o técnico Sanderlei Parrela, também responsável pela preparação do 4x400 m. "Esta é a última chance. O resultado é bem possível. Só torço para dar tudo certo e cada uma fazer a sua parte", disse.